Porque se preocupar com a segurança no trabalho?

Se você já se perguntou porque deve se preocupar com a Segurança do Trabalho, este artigo será útil para você. Pretendo mostrar como a segurança é importante, e porque devemos nos preocupar com ela também em nosso ambiente de trabalho. Muitos veem a segurança do trabalho como uma obrigação desnecessária dentro da empresa, mas esse é um modo ruim de olhar para ela, pois ela veio para ajudar ao funcionário e também ao empregador, para que todos possam estar de acordo e trabalhando com vontade e conforto.

Vamos iniciar falando da segurança, porque ela é importante no nossos dias atuais? vemos que cada vez mais o mundo está se preocupando com a segurança, seja câmeras e certas sendo colocadas nos altos muros das casas, seja na área da informática, onde de tempos em tempos podemos presenciar novos algorítimos surgindo e melhorando os anteriores que apresentavam alguma falha de segurança. Essa luta por segurança sempre existiu, se sempre irá existir, e sempre poderá ser quebrada, nada pode ser dito cem por cento seguro. Mas isso não nos tira o dever de não nos preocuparmos com a segurança, pois sem prestar atenção a ela é ainda pior e mais inseguro nosso ambiente de trabalho ou local em que estamos.

Trabalho em altura com epi
Trabalho em altura com EPI.

Agora pare para pensar, se segurança do trabalho é uma luta conta a insegurança dentro do ambiente de trabalho, ela está a favor de quem? para ajudar a quem? o empregador? ou o trabalhador? A verdade é que ela está para auxiliar ambos os lados, e não somente eles, mas todos envolvidos diretamente ou indiretamente com  o trabalho, como vivemos em uma sociedade baseada no trabalho, podemos afirmar que a segurança do trabalho está lutando a favor da segurança e saúde de toda a humanidade. Pois todos somos influenciados por suas atividades, irei dar um exemplo:

Pense em um trabalhador que está utilizando seu EPI(equipamento de proteção individual) de maneira incorreta, ou melhor um funcionário que não esteja utilizando seu EPI, seja por não querer, ou por falta deste(o empregador não cumpriu sua obrigação de fornecer o equipamento para seu funcionário). Então este mesmo trabalhador, podemos dar um nome para ele, assim o exemplo fica mais intuitivo, o nome dele é Jáu. O Jáu está sem seu equipamento de proteção e ele trabalha em altura, e resolveu que daria para passar por uma tabua de construção para outra, onde ele estava pintando(sim, o Jáu é um pintor que trabalha nos altos prédios da cidade), porém algo de errado acontece, e ele etá sem seu EPI, então ele se desequilibra e cai, mas antes da queda ele no seu desespero e luta por sobrevivência, esbarrou em uma lata cheia pela metade de tinta, qual foi lançada para além da área demarcada como segura para os pedestres passar, e estava passando a dona Isaura naquele exato momento em que a lata foi lançada, o Jáu já caiu no chão e está morto, porém além de prejudicar sua vida, ele sendo um trabalhador, também prejudicou a vida da dona Isaura que recebeu uma lata de tinta semi cheia na cabeça e a fez ter um traumatismo craniano. A dona Isaura não era funcionária e nem mesmo chefe daquela empresa, apenas uma pedestre, não relacionada diretamente com aquele trabalho, porém indiretamente ela fez parte dessa trama.

Trabalhador fazendo sua tarefa com segurança

Podemos perceber como a segurança do trabalho poderia influenciar positivamente a vida das pessoas, pois se o Jáu estivesse usando seu equipamento de segurança de maneira correta, nada disso teria acontecido. Por isso devemos nos preocupar com a segurança do trabalho, pois ela influenciará para o bem estar, segurança e saúde de todos os envolvidos. Abaixo deixo um vídeo sobre a conscientização quando o assunto é a segurança do trabalho.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *